h1

Por que em alguns relógios o número 4 romano aparece como IIII e não como IV?

agosto 9, 2010

Hoje, na volta para o escritório de um almoço no centro do Rio de Janeiro, notei que o relógio do prédio RB1 (primeira foto) representa o número 04, em romanos, na forma IIII. Tratar-se-ia de um erro? RB1, Av. Rio Branco, Rio de Janeiro

Na verdade, as duas formas são aceitas, mas a versão romana que surgiu primeiro é a com o numeral IIII, em questão.

O princípio de subtração, o único que havia aprendido, que está por trás da forma IV (IV=V – I), é um conceito que surgiu posteriormente.

Mas então por que alguns relógios ainda usam a forma mais antiga? As explicações variam.

Segundo o site Mundo Estranho, da Ed. Abril, uma das hipóteses é que usar o IIII deixa o relógio mais equilibrado esteticamente.

É possível, pois ao reparar no mostrador vemos que as primeiras quatro horas são representadas pelo numeral I (I, II, III, IIII), as quatro seguintes utilizam o V (V, VI, VII, VIII) e as restantes o X (IX, X, XI, XII).

Mais simétrico que isso, impossível!
No mesmo artigo, uma outra hipótese para o uso do IIII ter continuado é de origem religiosa. É que o nome do deus romano Júpiter é grafado em latim como IVUPITER. Ou seja, para não utilizar as iniciais do deus “em vão” alguns romanos teriam optado por manter a velha forma IIII.

Aqui no Brasil, outro bom exemplo de relógio que usa o numeral IIII, além do RB1, na Avenida Rio Branco, centro do Rio de Janeiro, é o da Estação da Luz, na cidade de São Paulo.
Em Paris, no Musée D’Orsay (segunda foto), há também o tradicional IIII.

Curioso, não?

3 comentários

  1. Que interessante! O relógio da minha cidade, Ouro Fino, MG, também mantém a forma antiga IIII no relógio da Igreja Matriz


  2. Essa informação do wikipédia não me convence pois o 9 é escrito IX , logo este conceito nao surgiu posteriormente ¬¬ aliás é obvio que nao ou entao teriamos 14 como XIIII..


  3. xato



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: