h1

O novo conceito de segurança humana

junho 22, 2010

por Douglas Armendone

Businessman wearing a gas mask. Photographer: Mike Kemp

O novo conceito de segurança humana é muito mais amplo em contraposição à visão da segurança militar dos estudos estratégicos. Essa nova abordagem tem o foco no indivíduo. A pessoa humana torna-se o referencial para a própria questão da segurança internacional.

Temos, por exemplo, maior relevância no tratamento da segurança pessoal; na garantia de proteção do sujeito contra ações danosas perpetradas pelo Estado; garantia de proteção contra outros Estados que não o seu; garantia contra crimes cometidos por bandos de rua; proteção para a criança; além, é claro, da garantia de um ecossistema livre da degradação e o direito à segurança alimentar e à saúde.

Essa nova visão é multidimensional, caracterizada ainda por equiparar a necessidade de desenvolvimento nos países como forma de assegurar um sistema adequadamente seguro. Vemos, dessa forma, que não é possível dissociar a segurança econômica no tratamento da segurança internacional. Vale fazer referência ao Panel Report que, em 1982, trouxe pela primeira vez o conceito de ‘segurança humana’.

Anti War button on pocket, close-up. Photographer: Jeffrey  Coolidge

Essa mudança implica um novo desafio para os teóricos realistas, visto que sua compreensão de segurança outrora em voga, agora precisa reconhecer a nova complexidade da situação: os Estados não estarão seguros apenas com o acúmulo de poder, será preciso ‘conviver’ com os demais Estados de modo a coopera com seus Governos evitando que seus problemas cruzem as fronteiras e se tornem dilemas internacionais, ou seja, não é mais sensato ignorar o outro tendo considerado a interdependência em que se vive.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: