h1

O que é lobbying?

novembro 24, 2009

Lobbying

Lobbying é o processo pelo qual os grupos de pressão buscam participar do processo estatal de tomada de decisões, contribuindo para a elaboração das políticas públicas de cada país.

O lobbying começa a desenvolver-se no Brasil em meados da década de 70. Porém, apesar de não haver muito espaço para que os grupos de interesse participassem, já que o Congresso havia sido extremamente enfraquecido e o atendimento de demandas, assim como a formulação de políticas públicas, estava centralizado no poder Executivo, a mídia passou a chamar de lobbying qualquer atitude que tivesse alguma relação com influência e convencimento, sem se importar com o caráter da representação de interesses.

Lobbying não é corrupção e nem tráfico de influência. Ao defender um interesse no Congresso Nacional, os grupos de interesse têm grande chances de vê-lo se transformando em leis, que podem regulamentar todo um setor produtivo, criando oportunidades ou evitanto riscos para comunidades inteiras.

Se quiser saber como os grupos de interesse atuam no Brasil a fim de defender seus interesses, acesse: www.lobbying.com.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: