h1

Um assunto perigoso de tratar

fevereiro 4, 2009

A felicidade! Sim, a felicidade é uma coisa que todos buscam, e que ninguém ainda definiu. Pois bem, a felicidade é o bem-estar, grande problema que a civilização moderna está resolvendo pela indústria, pelo comércio, pela liberdade, e pela religião. Para ser feliz é mister ser virtuoso; a virtude é ao mesmo tempo uma afecção da alma, e uma verdade demonstrada; cumpre senti-la e compreendê-la pelo instinto e pela razão. As sociedades modernas têm compreendido melhor os destinos humanos, buscando na elevação das suas idéias e dos seus pensamentos o remédio para todos os seus males.

A guerra, que era, por assim dizer, o elemento de todas as civilizações antigas, tornar-se-á impossível pela civilização moderna. O poder do pensamento destruirá um dia o flagelo da guerra. Quando a inteligência levar os meios de destruição a um ponto inevitável, e quando esses meios se tornarem gerais pela ciência e pelas artes, comuns a todos os povos, a guerra será inútil, porque não haverá triunfo possível; (…)

 

(Mme. de Stael. Da Literatura, &c. In: LIMA, General José Ignácio de Abreu e, 1794-1869. O Socialismo. 2ªEd. Rio de Janeiro: Paz e Terra / FAPERJ. 2001)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: