h1

ONU elege não-permanentes no Conselho de Segurança

outubro 17, 2008

da Folha Online

Sem concorrentes, o México foi escolhido nesta sexta-feira para ocupar a vaga de membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU destinada à América Latina. Os países elegeram, para a vaga da Ásia, o Japão, que concorria com o Irã; para a da África, Uganda, em candidatura única; e para as da Europa, a Áustria e a Turquia, que venceram a Islândia.

Os cinco novos membros não-permanentes recebem um mandato de dois anos a ser exercido entre 2009 e 2010.

O Conselho de Segurança é a instituição da ONU responsável, por exemplo, por decisões relativas à aplicação de sanções e envio de tropas de paz.

No total, o Conselho de Segurança possui 15 integrantes. Destes, cinco são permanentes e possuem direito a veto –China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia–; e dez são divididos em dois grupos com mandatos de dois anos que são eleitos anualmente pela Assembléia Geral da ONU. Para ser eleito, um país precisa receber dois terços dos votos dos Estados presentes e votantes.

Brasil

O tamanho do Conselho tem crescido desde que a ONU foi criada, em 1945. Em 1965, o número de membros eleitos aumentou de seis para dez. Há anos, Brasil, Índia, Alemanha e Japão tentam convencer a Assembléia a aumentar o número de assentos permanentes para pleitearem uma vaga. Neste ano, os 192 países-membros já decidiram, por unanimidade, que as negociações para as novas regras do Conselho de Segurança devem começar, no máximo, em fevereiro que vem.

O Brasil já foi eleito membro não-permanente nove vezes, e, acreditam os diplomatas, teria votos suficientes para ser escolhido membro permanente. Nesta sexta, mesmo sem ter sido candidato à vaga de não-permanente da América Latina, o Brasil recebeu um voto favorável.

Fonte: Folha Online

xxx

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: