h1

Teorias e Abordagens Sistêmicas, em Waltz

outubro 3, 2008

Teorias de política internacional que têm suas causas concentradas no nível internacional são SISTÊMICAS. O objetivo da teoria sistêmica é mostrar como os dois níveis operam, para isso, é necessário analisar separadamente esses dois níveis. É preciso analisar a distinção existente entre o nível sistêmico e o nível de interação das unidades.

O sistema é composto por estrutura e partes (que são os Estados). Daí, se a organização das unidades afeta o seu comportamento e suas interações, então, não se pode prever efeitos só conhecendo suas características, propósitos e interações.

Para uma abordagem sistêmica, as definições de estrutura devem omitir os atributos e as relações das unidades. Só assim pode-se distinguir mudanças DE estrutura de mudanças que acontecem DENTRO dela. A linguagem dos sistemas é usada para descrever interações e conseqüências.

No nível dos sistemas encontramos RESULTADOS, no nível subsistêmico, as causas. A combinação de diferentes níveis faz estragos e causa confusão.

Uma revolução nas Políticas Internacionais requer olhar pela perspectiva do nível dos sistemas. A estrutura do sistema atua como contentora das unidades do sistema. Ela dispõe as unidades a comportarem-se de uma maneira e não de outra, e é porque ela age assim que o sistema é mantido.

(Theory of International Politics – Waltz)

xxx

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: