h1

Estruturas Políticas (Political Structures), em Waltz

outubro 3, 2008

Esse capítulo (número 5) faz o exame do conceito de estrutura social e, então, define estrutura como um conceito apropriado para política nacional e internacional.

O sistema é composto de uma estrutura e de unidades interagindo. O problema é definir estrutura sem interferência dos atributos e interações das unidades. A definição de estrutura deve deixar de lado as unidades, assim, encontra-se variações de nível das unidades e de nível do sistema.

Estrutura é um conceito usável, quando dá significado fixo e claro àqueles termos vagos e variantes. O arranjo das unidades é uma propriedade do sistema. A estrutura de uma Política doméstica é definida, primeiro, de acordo com o princípio pelo qual ela está ordenada; segundo, pela especificação das funções de unidades formalmente diferenciadas e; terceiro, pela distribuição de capacidades entre essas unidades. Estrutura é uma noção altamente abstrata, porém a definição de estrutura não se abstrai de tudo.

A Estrutura Política produz similaridade no processo e na atuação enquanto a estrutura em questão durar (resistir). Estruturas similares produzem efeitos similares.

No sistema internacional, temos a ausência de governo, o sistema internacional é descentralizado e anárquico. Estrutura é um conceito organizacional, entretanto, a característica proeminente do sistema internacional é a falta de ordem e organização.

A estrutura emerge da coexistência dos Estados. O sistema internacional é gerado espontaneamente e sem que haja intenção. Cada Estado busca sua sobrevivência, e além dela, os objetivos variam desde conquistar o mundo até o simples desejo de ser deixado sozinho. A sobrevivência, contudo, é um pré-requisito para alcançar qualquer objetivo que os Estados possam ter. A sobrevivência é a base para qualquer ação, uma vez que não é garantida.

No sistema internacional não há diferenciação por funções. Os Estados são unidades agindo autonomamente, isso é dizer, que cada Estado é soberano. Nota-se nesse ponto, a similaridade funcional dos Estados. Já as funções sendo similares, não é possível dizer que as capacidades também são. Elas são distintas. Há capacidades, maiores ou menores, de realizar tarefas similares. A estrutura do sistema muda junto com as mudanças de distribuição de capacidades entre as unidades do sistema. Os Estados são diferentemente dispostos de acordo com o poder que têm

A estrutura do sistema político internacional afeta ambas as interações dos Estados e os seus atributos. Deve-se, de acordo com o exposto, distinguir mudanças DO sistema de mudanças NO sistema. Em relação à ordem, o sistema muda se uma ordem toma lugar de outra. Estruturas são definidas pela especificação das funções de unidades distintas e, por último, também são definidas pela distribuição de capacidades existentes entre essas unidades.

 (Theory of International Politics – Waltz)

 xxx

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: