h1

O Concerto Europeu

outubro 2, 2008

O que foi o Concerto Europeu e sob quais princípios e alianças ele estava baseado? Explico, obviamente, os acontecimentos anteriores.

Durante o reinado de Napoleão, os territórios da Europa Central passaram por uma revolução: uma total reorganização de governo, que impôs as principais reformas igualitárias de Revolução Francesa a terras fora das fronteiras da França. Contudo, após a primeira derrota de Napoleão, as nações vencedoras e seus aliados se reuniram no Congresso de Viena, com o objetivo de decidir os destinos da Europa, refazer o mapa do continente e restabelecer os governos anteriores às conquistas de Napoleão, além de garantir, tanto quanto possível, a tranqüilidade internacional.

Estava implícito no chamado “Concerto Europeu” que questões de estabilidade global seriam solucionadas pelo consenso e uma vez que a Áustria estava no exato caminho de cada tempestade que pudesse ocorrer, o príncipe hereditário do Império Austríaco, Klemens von Metternich, desempenhou papel decisivo na condução do sistema internacional com extraordinária habilidade diplomática. Metternich identificava a paz com os governos legítimos. Esperava que as cabeças coroadas das antigas dinastias, se não fossem capazes de preservar a paz, pelo menos guardassem a estrutura básica das relações internacionais. Foi assim que a legitimidade se tornou o cimento da ordem internacional, componente este necessário para a manutenção do equilíbrio de poder, outro principio do Concerto.

Para manter o equilíbrio, foram criadas: a Santa Aliança (Rússia, Áustria e Prússia) com objetivo de garantir a ordem no continente (status quo) e também nas colônias européias, ou seja, buscar a segurança política; a Quádrupla Aliança (Rússia, Áustria, Prússia e Inglaterra) tendo a Inglaterra como garantidora do equilíbrio em função do seu posicionamento afastado para afirmar a segurança geopolítica que pudesse vir a ser desestabilizada pela França; a Quíntupla Aliança (outros + França) comprometia seus membros a cooperar na supressão de quaisquer distúrbios de legitimidade ou mudança nas fronteiras, além disso, foi criada (estendida) para acabar com o medo do sentimento revanchista francês.

A desagregação da ordem internacional viria com a saída de Metternich em 1848. O Concerto foi esmagado em 1854 (Guerra da Criméia).

xxx

One comment

  1. gostei muito da sua tresposta achei exatamente oq estava procurando
    obrigada



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: