h1

Utopia e Realidade

setembro 16, 2008

A balança de equilíbrio entre utópicos e realistas está em constante movimento. Diferença notável entre um e outro grupo é que o primeiro acredita ser capaz de mudar a realidade por intermédio da sua vontade, ele acredita, portanto, em livre arbítrio. O realista tem uma visão determinista da realidade, não acredita ter capacidade para modifica-la. O utópico está ligado ao futuro; e enraizado ao passado encontramos os realistas. Vícios característicos de cada um: para o idealista a ingenuidade e para o realista a esterilidade.
É importante ter em mente a necessidade de estabelecer o equilíbrio entre utopia e realidade para que toda ação e pensamento humano sejam sadios. Nesse mesmo ritmo, temos de considerar como uma política científica sensata, aquela que está baseada no reconhecimento da interdependência da teoria e da prática, esta, aliás, só pode ser alcançada por meio da combinação de utopia e realidade.
Utopia e realidade também reproduzem a antítese entre radical e conservador, além daquela entre teoria e prática, acima mencionada. O que caracteriza esse ponto é que o radical é necessariamente utópico, e o conservador, realista. Outra diferença latente entre eles é que o utópico estabelece um padrão ético que proclama ser independente da política, e procura fazer com que a política adapte-se a ele. O realista não pode aceitar logicamente nenhum valor padrão, exceto o dos fatos, assim, ele alcança isto através da presunção de que não existe outro bem que não a aceitação e a compreensão da realidade.
Estamos diante de uma “eterna disputa, entre os que imaginam o mundo de modo a adaptá-lo a sua política, e os que elaboram sua política de modo a adaptá-la às realidades do mundo” (Sorel).xxx

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: